Programação do Avistar Brasil 2015 inclui exposições, shows, palestras, oficinas e feira (foto: Instituto Butantan)

Programação do Avistar Brasil 2015 inclui exposições, shows, palestras, oficinas e feira

O Instituto Butantan receberá, entre os dias 15 e 17 de maio de 2015, o 10º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2015. Trata-se da maior feira de observação de aves da América Latina, com uma programação gratuita que inclui exposições, shows, palestras, oficinas e lançamentos de livros, entre outras atividades.

Em uma tenda de mais de 1mil m², além de auditórios e espaços ao ar livre por todo o parque, a feira terá quatro mostras, sendo uma de Luiz Cláudio Marigo, falecido em 2014 e considerado um dos maiores fotógrafos de natureza no Brasil, quatro pocket shows, mais de 70 palestras em dois auditórios, lançamentos de livros e sessão de autógrafos. Food trucks estarão espalhados pelo parque durante todo o evento.

Entre os palestrantes do congresso Avistar Brasil 2015 estão o curador de aves do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Dante Teixeira, que apresentará uma aula sobre arte naturalista e a representação das aves no Brasil do século XVII; Ivan Sazina, especialista em história natural do Brasil; e o fotógrafo Edson Endrigo.

Na programação também estão agendadas atividades para quem nunca observou aves. Os iniciantes poderão acompanhar, no dia 17, às 7h, uma palestra com os biólogos Luccas Longo e Eduardo Alexandrin. A dupla orientará como e onde observar e quais equipamentos usar. A oficina contará com um passeio no Instituto Butantan para uma atividade prática de observação.

As crianças poderão se divertir no espaço Avistar Kids, que funcionará diariamente das 10h às 17h, com oficinas, pinturas e educação ambiental. Uma visita noturna está programada para a sexta-feira, 15, às 19h no Museu Biológico.

Uma das novidades desta edição são as oficinas de apps, diariamente às 13h, com orientação sobre os aplicativos que ajudam na identificação de aves, bem como para a construção e a manutenção de listas de aves.

Mais informações: www.avistarbrasil.com.br.

Agência FAPESP

 

Pin It